Gostei da honestidade intelectual do Drifa. Trata-se, no caso vertente, do pronunciamento feito na rubrica "o propósito", da revista O TUNEL. Num dos temas do seu álbum "Muitos Chamados Poucos Escolhidos" que, no meu imaginário, é um dos melhores álbuns de Hip Hop nacional no que a conteúdo se concerne, porém o que me levou a escrever estas linhas não se correlaciona com a qualidade do álbum. Mas sim, prende-se com o que passo a citar: "se teu olhar é de discriminação, então estás infectado pela ignorância", acerca desta frase e/ou versos, Drifa, quando chamado pela revista a explicar os propósitos dos temas que fazem o seu álbum, no ponto referente ao tema, disse honestamente que a frase em questão não é da sua autoria, e acrescentou que "ouvi numa publicidade".
Uma atitude de se louvar, principalmente quando proveniente de, minha opinião, um dos melhores mc´s que a Pátria Armada pariu. Portanto, deve a si, acima de tudo, honestidade absoluta.
Drifa ao ser honesto intelectualmente, faz algo que os mc´s simplesmente detestam fazer. Mas fá-lo bem, porque muitas vezes, no cenário Hip Hop nacional os liricistas transformam ideias alheias em suas, apossam-se da criação intelectual dos outros, e não só, veiculam-na como se obra sua fosse. Acontece muitas vezes, que essas citações furtamente plagiadas constituam o ponto mais forte de suas letras. Recordo-me de uma música do mc mais ovacionado no país, Azagaia, na qual num dos trechos afirma que "não basta combater a pobreza absoluta" e exorta que antes se "combata a riqueza absoluta", presumo que os versos sejam esses, porque já não me recordo exactamente como o são de facto, palavras de autoria de Mia Couto, que revestem a letra de uma profundidade inabalável, mas indevidamente pronunciadas, porque no caso vertente o mérito vai na totalidade para o autor da letra e não para o indevidamente citado. Há mais casos de plágio na história do Hip Hop Moçambicano.
Penso que é dificil dizer que estamos a citar no meio de uma música, mas acho que o Hip Hop criou o termo "como diz..." para que não incorressemos na usurpação do pensamento alheio. Mas as capas do álbum servem para mencionarmos de onde retiramos alguns trechos das nossas músicas.
Continua....
POR : XIGONO
Sem comentários:
Enviar um comentário