sábado, 9 de agosto de 2008

Prime Akhim: O que é underground para ti?
Afonso Brown: Underground para mim é ser mesmo aquilo que somos, com toda liberdade de criação sem qualquer imposição para nos padronizarmos para o mercado. Acho que é isso...o nosso hiphop ainda é totalmente underground, no meu ponto de vista.

Prime Akhim: Se o Hip-Hop é antes de mais nada um movimento de intervenção, não achas que deveria ser o mais perceptível e susceptível, visto que seria praticamente impossível intervir quando não fazemos chegar a mensagem?
Afonso Brown: É bom que se saiba que há pessoas como eu que antes de fazerem rap enquadrados no hiphop estão a fazer a musica sem qualquer tipo de rótulos. A arte deve ser livre e a forma de expressão deve sair de ti e não pode ser imposta.Ninguem é ingénuo aqui, cada um sabe que público quer e vai atingir quando grava uma música.

Prime Akhim: Como analisas a nova vertente do Hip-Hop(os Magnezias, Hernani, Slim Nigga e etc.)
Afonso Brown: Acho que não é uma nova vertente,curto canais internacionais e alguns vibes fazem lembrar Rick Ross que já não uma coisa tão recente assim. Mas é sempre bom prestar atenção as novas formas de abordagem musical...já curti Hernani, gostei e devo te dizer que o gajo é muito talentoso e com uma escrita interressante no seu estilo.Vai influenciar a muita gente, acredito.Espero que sejam pilhas de longa duraçao porque fazem sons que muita gente gosta.

Prime Akhim: E os “new schools” do underground, acreditas que eles tiraram definitivamente os “old schools” do mapa?
Afonso Brown: Nem sei quem são os old schools do underground, mas acho que grande parte dos que apareceram agora não faz melhor rap que aqueles que já vem repando a mais de dez anos. As rimas estão mais vazias e repetitivas, o que melhorou mesmo foi a produção.Os produtores estão de parabéns. Ainda só consigon escutar aqueles MC’s que ouvia a uns seis ou sete anos atrás.

Prime Akhim: Jay Z ou Nas?
Afonso Brown: Aprecio os dois, cada um de modo diferente. Nas porque é um lirico por excelencia e Jay-Z porque é um fenómeno de facturação. Mas acho Jay Z um tanto aquanto descartável, o que ele diz nas músicas não me faz repetir o CD quanda acaba.

Prime Akhim: Duas Caras ou Flash?
Afonso Brown: Cada um é interressante a sua maneira, cada um tem vários seguidores e admiradores e cada um deles tem um lugar incontestavel no hiphop.

Prime Akhim: Mak Da P ou 7Kruzes?
Afonso Brown: É dificil responder, ouvi poucos beats do Mak, já ouvi mais cenas do 7 Kruzes...até porque como ele também é MC é mais fácil ouvi-lo e tenho ouvido desde os tempos dos Matsangas.

Prime Akhim: O que achas do “Rap Jazz”?
Afonso Brown: Não acho nada porque não escuto, não gosto e não faço.

Prime Akhim: Acreditas que qualquer tipo de cultura nunca deva estar associado ao factor financeiro? Justifique.
Afonso Brown: Acredito que de certo modo as pessoas devem ser compensadas por aquilo que fazem e que o dinheiro é importante para toda gente.

Prime Akhim: Sem olhar para Sociedade Anónima, para que grupo e para que Emcee tiras o chapéu? Justifique.
Afonso Brown: Gramo do Olho Vivo:Escreve cenas que deixariam assombrado qualquer um que realmente entenda as cenas loucas que ele escreve.Aprecio também o Suky, acho-o com uma lirica muita criativa.

Prime Akhim: Agora incluindo Sociedade Anonima, para que grupo e para que Emcee fazes o inverso? Justifique.
Afonso Brown: Nenhum. Acho que todos fazem um bom trabalho, uns melhores que os outros, mas todos trabahando.

Prime Akhim: Qual é para ti o melhor programa de Hip-Hop(radiofónico) aqui na cidade capital?
Afonso Brown: Só escuto o hip hop time, não tenho tido tempo para os outros por motivos pofissionais.

Prime Akhim: O que é que achas que eu devia te perguntar para encerrar esta entrevista?
Afonso Brown: Nada...acho que nem deverias ter me feito algumas perguntas que eu respondi.



Sem comentários: