sábado, 9 de agosto de 2008

Hard Talk Xitapora : Prime Akhim vs Afonso Brown 1o Round


Tal como temos estado a prometer ao longo das ultimas semanas, o xitapora publica, hoje, finalmente, o Primeiro Round da rubrica HARD TALK envolvendo Prime Akhim e Afonso Brown. Este primeiro Hard Talk Prime questiona Afonso Brown e suas intençoes com o xitapora, contudo, esta rubrica sera mensal e estes dois interviniente poderao mais tarde debater outros e apetecidos assuntos em torno do hiphop nacional e internacional. Este é um debate de ideias que mensalmente sera conduzido por estes dois senhores, confrotando pontos de vista e opinoes relativas ao hiphop.Leia desde ja a estreia voltada apenas ao blog,
Prime fazendo perguntas e Brown respondendo-as.

Prime Akhim: Qual é o objectivo do blog Xitapora ?
Afonso Brown:Bem...o objectivo esta explicito no header e no perfil do blog. A ideia é mostrar algumas coisas que não encontramos na midia convencional, claro que algumas vezes abrimos excepções para divulgar obras que também passam em outros canais de informação. Mas a ideia é mesmo dar um espaço para o não convencional. Mas é bom que se entenda que com o tempo este blog deixou de ser exclusivamente hip hop e passou a abordar outros assuntos que vão desde o desporto, literatura até ao cinema. Acho que esta a ficar com a minha cara. Ha muita coisa interressante, desde artigos até musicas, perdidas na net, que devia ser mais divulgada. Até porque quanto ao hiphop, o blog de Mak Da P está a fazer um grande trabalho e que merece o maior respeito...é de facto uma referência.

Prime Akhim: Que Critérios são usados para escolher os entrevistados?
Afonso Brown: Critérios?Não gosto de complicar a minha nvida com regras e critérios.Aprecio a liberdade e não sigo nenhum critério especial a não ser convidar pessoas que, no meu ponto de vista, tenham algo interressante para me dizer. Ainda vou entrevistar muita gente dentro e fora do hiphop, gosto de hard talk e deve ser o que há de mais interressante no blog.

Prime Akhim: As perguntas que fazes aos entrevistados neste blog, terias coragem de faze-las pessoalmente, cara-a-cara?
Afonso Brown:Posso me gabar de ser frontal!Não preciso de coragem para conversar com alguem porque sempre me interressa saber o que pensa o meu entrevistado. As pessoas tem a mania das persiguições e isso de certo modo atrasa este país.Esta sociedade precisa de debates inteligentes...trocar ideias ajuda a desenvolver, fofocar so atrasa as pessoas. Mas precisamos de cultivar a mente, o que se nota é que alguns não entendem o que vem escrito no blog, não porque seja complicado mas porque tem pouca informação. É um cancro que esta a dar cabo de hiphop, as abordagens são minimistas, simplistas e pouco racionais, demasiado óbvias...fica-se com uma sensação de preguiça de pensar e depois isola-se ou rotula-se que tenta expor um pensamento mais elaborado, uma tese sobre a sociedade. Cara a Cara sou algumas vezes inconviniente para quem pensa que estou a “tramar” algo.Não tenho tempo para isso, prefiro tramar uma cena que me encha o bolso.Claro que faria a mesmas perguntas cara a cara porque receberia respostas interressantes concerteza.

Prime Akhim: Não achas que usas o teu blog par ate esconderes, insinuares e manipular outrem?
Afonso Brown:Não me sirvo do blog. É um urinol de ideias e pensamentos, meus e de quem passa por la. Essa ideia de manipulação até parece que estamos aqui a falar de uma tremenda conspiração hahaha,nada disso.Quero apenas partilhar ideias, não me escondo de nada, na verdade ali nem há segredos...não sou politico para manipular os outros.

Prime Akhim: Não estaras de alguma forma a usar o blog para ser polémico e famoso?
Afonso Brown:Famoso para quê?olha se o blog me deu alguma fama eu inda não me apercebi...continuo anónimo como sempre fui e me sinto bem com isso.Estou numa fase da vida que tenha metas mais sérias que uma fama banal, ridicula e que com certeza não me dará lucros. Derepente qualquer sinal de frontalidade tornou-se sinonimo de polémica, temos de enriquecer o nosso vocabulario para nao nos confundirmos e cofundirmos os outros quando adjectivamos alguns fenomenos.

Prime Akhim: Achas que é a melhor forma de aparecer?
Afonso Brown:Aparecer para quê?Acho que estou ali a promover mais a ideias dos outros que as minhas. Mas também sei que neste país dar opinião é aranjar inimigos...mais que se fodam pah, aquilo deve ter um publico bem restrito e acredito que seja na sua maioria de conhecidos e amigos meus, não preciso de aparecer para eless.

Prime Akhim: Existe neste blog um grande número de matéria de artistas internacionais em relação aos nacionais. Como explicas esta situação?
Afonso Brown:Simples, nao tenho muito material nacional que me interressa e que seja a cara do blog.Mais vou tentar trazer mais informação nacional...se bem que o hiphop nacional está muito bem entregue no blog do Mak Da P.

Prime Akhim: Não deveria este blog conter “info” de artistas nacionais apenas?
Afonso Brown:O meu blog é para quaquer surfista da net em qualqer canto do mundo, na verdade internet é isso...estou a globalizar meus pontos de vista e tendências.Há espaço para todos aqui...até mesmo para extraterrestres!

Prime Akhim: Consideras-te um homem crítico ou mesquinho?
Afonso Brown:Considero-me um gajo com ideias próprias. Agora cada é um livre de pensar o que quizer a meu respeito, tou pouco me lixando por isso .

Prime Akhim: Se te dessem uma chance de trocar de lugar com o Helder Leonel(para seres exactamente como ele em todos aspectos), aceitarias? Justifique.
Afonso Brown:Não aceitaria!!!!Não me interressa o fardo que ele carrega. Ja tive a oportunidade de conversar com ele e é de certo modo mal entendido e crucificado. Mas também há algumas coisas que não concordo nele.Trocar de lugar com ele jamais aceitaria...é um tipo de responsabilidades que nos tira o sono e nos deixa a mercê de opinões com algum sabor de injustiça. Nada pah...por nada neste mundo entregaria a minha caveira a esses gajos.

Prime Akhim: Uma análise sobre o estado do Hip-Hop.
Afonso Brown:O hip hop está assim:Temos o fenómeno Azagaia fazendo sucessosem parar e dando alguma visibilidade ao hip hop como fez a GPro, temos muita gente cantando a mesma coisa todos dias, muitas letras desinterressantes, muitos produtores bons, muitos freestylers, alguns albuns...bem está A EVOLUIR A SUA MANEIRA.NAO APRECIO ESTA EVOLUÇAO!!!Mas também não fiz nada para que hiphop evoluisse...tenho de me contentar e falar quando arregaçar as mangas e fazer algo por isto.

Prime Akhim: Se é que existe alguma dificiência, o que é que fazes para “consertar”?
Afonso Brown: Que consertem os principais interressados. Faço a minha música pra mim e pra quem gosta.Isso já é muito pra mim, não ando a procura de um lugar na história.Prefiro consertar as coisas que se estragam na minha casa.Essas dificiências realmente me incomodam.Sabes duma cena mano...percebo muita coisa do hiphop...mas tenho outras causas na vida, estaria a mentir para ti se te dissesse que me preocupo com o hiphop, espero que não seja crucificado por este momento de honestidade.Mas espero poder fazer algo um dia...pra já faço as minhas musiquinhas.

Prime Akhim: O que é que tens feito pelo “nosso” Hip-Hop?
Afonso Brown:Bem... pelo “vosso”...nada faço, pelo “meu” reservo algum espaço no blog e sempre que posso vou a Kasulo incomodar o Dino e Aleluya. Isto não é uma missão, sabes que noventa por cento daquilo que faço fica entre mim e o Fossil...se calhar porque a ideia de comunidade ainda não esta incorporada em nós.Talvez façamos algo amanha, porque não esperar?Gostaria de me sentir mais enquadrado...mas isto é um mar de obstáculos que não acaba e nos isola...se calhar somos nós mesmos culpados por tudo isto.

Prime Akhim: Porque é que fazes o teu RAP?
Afonso Brown:É uma viagem nice e relaxante.Uns jogam futebol, outros pescam, eu faço RAP as vezes.

Prime Akhim: Para quando podemos esperar por um artefacto teu ou do teu colectivo?
Afonso Brown:Estamos a trabalhar nisso, já devia ter saido o prefácio da obra, este seria concerteza o nosso primeiro compromisso com o público.Mas como nos sentimos descomprometidos as coisas vão demorando...e eu que não sou exactamente um rapper, mas sim um gajo que as vezes faz uma rima, cada vez mais pouco me aptece ir ao estúdio. Não me sinto rapper, na verdade faço uso dos meios que tenho para me expressar. O rap é um deles.




Sem comentários: