segunda-feira, 19 de maio de 2008

Comentando o debate sobre produção musical e preferencias no HipHop Time

A ediçao de 18 de Maio do ano corrente do Classico HipHop Time foi uma das mais prazeiorosas de se escutar, em termos de debate e conteudo. A produçao musical em Moçambique e nao so esteve em debate, e os convidados Gringo,G2,Neurotoxina e Prime, nao se fizeram rogados, nao desperdiçando o momento para partilhar com o publico uma parte do seu vasto saber nesta area.Moderados por Face Oculta, esteve patente o conhecimenti das ferramentas tecnologicas por parte dos convidados, bem como os condicionalismos em termos de plataforma para a execuçao das mesmas. Embora eu continue a defender que o termo "produtor de beat" é o mais adequado para a grande para a maioria dos nossos "produtores" este foi na minha optica um dos momentos oportunos para revitalizar o meu respeito por esta classe. O tempo pareceu-me curto para aqueles 4 jovens repletos de saber, jovens estes que definiram o termo "underground" sem conservadorismos e com muita mestria nas palavras, palavras estas que transbordavam alma e sentimento que me tocaram profundamente, devo confessar que muitas vezes é dificil acompanhar uma entrevista ou debate do principio ao fim , e esta foi uma agradavel excepçao. A questao do preço dos beats, foi abordada e continua a ser delicada, fiquei sem saber se esta é uma premissa para a profissionalizaçao da classe ou simplesmente uma justa compensaçao de esforços.Talvez caminhemos para uma era que até mesmos os colabs, produçao de letras e uso de passagens criadas por outros artistas tenham de ser pagos.Fiquei um tanto aquanto surprendido quando Gringo fez referencia a plataforma Window Vista, que no meu ponto de vista é uma continuidade da instabilidade e mediocridade das anteriores versoes operacionais dos gigantes de Redmond, neste ramo esperava que se falasse um pouco da Macintosh, do excentrico Steve Jobs, devido a sua fama no ramo da multimidia.Sinceramente falando, mesmo com plugins aos milhares espalhados na internet nao acredito que programas de codigo proprietario que nao sejam obtidos com licensa ofereçam a mesma qualidade e talvez ilimitada usabilidade como aquela que pode ser obtida com o pagamento dos royalites.Parabenizar Face Oculta que desta vez permitiu que os seus convidados falassem, se bem que este foi um raro momento em que os convidados realmente tinham algo a dizer.

Sem comentários: