domingo, 17 de fevereiro de 2008

Tudo Se Vende, Tudo Se Compra


Saudações caros leitores.

Antes de avançar com a apresentação do álbum e antes mesmo que eu seja mal interpretado e rotulado de mal educado, gostaria de advertir que o presente artigo contêm palavras obscenas e que o mesmo alberga observações que podem parecer amoral e desprotegidas de valores que regem as sociedades (de hipocrisia ascendente). Não tive como evitar e nem fiz esforço algum nesse sentido. Eu, nesta escrita, apenas quis ser fiel ao Y-Not Também Conhecido Por (TCP) Yazalde-yazalde, autor do álbum e não censurar a sua frontalidade e crueldade (crueldade de cru) na maneira de expor os assuntos em nome de uma suposta educação. Para mim é expressamente proibido que a "educação" seja um motivo para bloquear os nossos sentimentos tornando-os cárceres das "boas maneiras". Se os bons modos não nos possibilitam expressar da maneira como desejamos, e se por um acaso sentirmos que estes "bons modos" não irão dar a carga sentimental necessária ao que pretendemos dizer, o meu conselho é: sejamos educadamente "mal educado" (se assim quiserem interpretar).

Agora deixemos de notas introdutórias e vamos a centro da questão.

Tudo se vende, Tudo se compra é a frase que intitula este que é o primeiro álbum do Yazalde- yazalde TCP Y-Not. Composto por 16 faixas nas quais se nota, como é habitual, a miscelânea de assuntos que vão desde o próprio rap nacional (faixa 13 com participação do Xigono) até questões transcendentais como é o caso da terceira faixa intitulada D.E.U.S da qual falarei mais adiante. Este pode ser definido como um disco para poucos, porque na verdade são poucos os que ouvem e aumentam o volume para este tipo de som que em jeito de comentário de si mesmo o autor chamou de "mensagem underground", que não passará na TV nem na Rádio, apenas circulará numa dessas maquetes, de mão em mão. CERTO!

Em toda a sua estrutura musical, o álbum é o combinar de sentimentos ora de dúvidas ora de certeza (facto sentido com mais intensidade na música Fuck you Jesus) os quais dão o carácter humano, sujeito a erros, enganos e infortúnios deste mundo. E não se atribui um carácter majestoso, com o intuito de engrandecer a sua pessoa em frases poderosas que levem o ouvinte a idealizar um homem acima de si mesmo, capaz de tudo com aquele tipo de discurso arrogante de EU, EU, EU, EU... que chega invariavelmente a destor com a sua realidade de quem o afirma. Mais humano ainda, mais moçambicano ainda, Yazalde revela-se quando incorporou um personagem, um simples e pobre camponês na faixa número 14 que atende pelo menos título. Este som acústico, iniciado na voz do já mencionado Leo, agracia não só pela moçambicanizana (em certos trechos) mensagem bem como pela sua coordenação em termos de interpretação entre os protagonizastes. Permita-me: o som é foda!

NB: Foi a última vez que pedi permissão para escrever este tipo de vocabulário. Doravante não irei pedir nenhuma permissão. Oh, educação.

Ainda nas músicas, que sequencialmente são o sopro que dão vida ao disco, antes de causar certo espanto, são um martelo que desfaz a moral de muitos, e que auxiliado pela bigorna que são as instrumentais, que pelo seu encaixe com as letras me segredam que foram feitas propositadamente para cada som, perturbam a paz de muitos que se acomodaram nos costumes, nas leis, nas virtudes e correntes do país e do mundo que como já me referi, está em hipocrisia ascendente.

Há um terceiro elemento neste enredo que não pode ser negligenciado: o drama vocal que expressa o significado da letra em questão e acima de tudo uma honestidade para consigo e seu público. Vocifera quando deve, humoriza e abranda que sempre que a situação assim o exige.

Ainda neste Tudo se vende, Tudo se compra que graças ao percurso notavelmente descrito nas notas de agradecimento, pode-se confrontar com um vasto elenco de MCs e produtores, Djs e agentes da mídia que directa ou indirectamente participaram na materialização de mais um produto do grupo Náuseas sem esquecer da participação fulcral da Beat Masters e Cotonet Records e da Tumba Sound Estúdios. (Será que o inglês dá brilho ao nome?).

Como pode notar, este é um álbum a comprar, escutar, emprestar e porque não recomendar.

Saindo do geral para o particular, passo a apreciação directa de alguns sons

Ozenguezene I, II e III

Em três versões, Ozeguezene é um som que de forma conselheira empurra o ouvinte para a acção, incitando-o a agir de momento porque o caminho é para frente. De outro modo eu diria: Viva a vida hoje e não espere pelo dia de amanhã nem te refugies no dia de ontem.

Esqueci-me de dizer que este álbum está repleto de axiomas, frases curtas, frontais sem muitos rodeios. Especialmente nesta música, pode-se notar a "resma" de conselhos para não baixar a cabeça e seguir em diante. Neste tema, repito, o conselho é único: Viva a vida, a tua própria vida em toda sua plenitude. Não viva de lamentações pensando que tudo está perdido e que não tens argumentos para vencer e simplesmente sentar e cruzar os braços ou quem sabe, buscar auxílio transcendental. Tudo está na tua capacidade de acção e não na tua capacidade de fazer oração.

Não se aprisione no passado, tentando buscar bodes expiatórios para justificar as causas do insucesso, não afunde completamente por não ter conseguido atingir o sucesso que pretendias pois "...se vai uma andorinha e não se vai a primavera" porque "...quem tropeça e não cai, dá um passo maior".

Não atropele os mementos: Viva as situações em sua conformidade, chore na hora de chorar, ria na hora de rir, subir na hora de subir. É sempre necessário acreditar em nós, na nossa força, na nossa capacidade de reverter a ordem do cenário e atingirmos o que pretendemos.

Nem tudo que acontece é o que a gente espera

Nem todas as dificuldades da vida a gente supera

Nem sempre as coisas correm da melhor maneira

Se vai uma andorinha e não se vai a primavera

(...)

Esqueça o que passou

Pense no que vem depois

O que passou a vida é só uma vez

(...)

O planeta vai girar no mesmo eixo na mesma orbita

A vida não, esta vai e não tem volta

A causa do movimento é sempre a força

Então ouça, levanta, pensa e avança

Reparar para os erros do passado

Tomá-los como exemplo

O cúmulo da burrice é o mesmo erro em diferentes tempos

Sobre este último trecho em ligação como o coro falarei mais adiante.

D.E.U.S

Pare um instante para pensar como seria se um ser humano se tornasse o supremo magnificente: O senhor que ninguém vê, apenas dizem que sentem. Bem, acho que nada mudaria dado que somos feitos a sua imagem: Irresponsáveis!

Este som é fruto de um sonho, uma fantasia onde se dá asas a imaginação e cada participante foi convidado a expor à sua maneira uma nova génese para o mundo no qual vivemos. Sem dúvida o som é divertido de se ouvir principalmente pelos diversos pontos de vista que são apresentados. Aproveite para saber o que seria de nós se todo o Universo humano ajoelhasse, rezasse, se curvasse, pregasse, adorasse, (...) o DEUS Yazalde-Yazalde ou um dos seus convidados.

O Mundo reclama de tudo

Bem vindo ao tribunal público onde todos somos Juízes, Advogados, Promotores de justiça, Réus, cúmplices, testemunhas, Escrivão e ou assistentes. Não há como escapar a isto, todos permutamos as posições acima supracitadas de circunstância a circunstância.

Este tribunal assemelhasse aos institucionalizados. Está repleto de injustiça, hipocrisia e luta pelo poder. Assim, o som é narrado sob a forma de aforismos (facto que caracteriza grande parte das músicas): Frases curtas, secas, umas atrás da outra, como uma rajada em direcção ao alvo. Enaltecendo a atitude de se reclamar diante de tudo e na ausência do tudo por reclamar, reclame pela sua ausência. Ah-han é a lógica invertida. Isto é, se não há nada por reclamar, então reclame por já não haver nada por reclamar.

Ele, o som, vagueia sob diversos pontos devido ao emprego desta técnica de escrita aforimística (permita-me). Mas para ser preciso pode-se perceber que ele versa-se sobre reclamações em torno da política, religião com doses de relações humanas a mistura.

Distribuição de tabefes

Reclama-se que o povo vai perdendo toda fé

Reclama-se que a igreja é um ganha pão para comer

Reclama-se que o desemprego vai aumentado a cada dia

Reclama-se que a prostituição já aumenta em várias famílias

(...)

Reclama-se que a imprensa é toda parcial

Só pode divulgar o que o patrão vai gostar

Reclama-se que o rap de hoje em dia não tem mensagem

Não diz nada de jeito, só bling-bling e bobagem.

(...)

Reclama-se que a democracia é mais uma utopia

Reclama-se que não há donzelas virgens hoje em dia

Reclama-se que os deputados falam e não fazem nada

Reclama-se que hoje em dia é tudo uma fantochada.

Reclama-se que já não há amantes sérios no partido

Estão todos a pensar no salário, pão garantido

(...)

Reclama-se que já não há fidelidade hoje em dia

Tudo é em público é só levar para a esquina.

(...)

Reclama-se que os Católicos são liberais demais

Que a igreja é uma casa oculta templo de Satanás.

Reclama-se que o sistema está viciado

Nada funciona

Reclama-se que o povo aceita tudo já não reclama.

Reclama-se que já ninguém pensa na maioria

Reclama-se que o futuro será a pior porcaria.

Reclama-se todos reclamam e ninguém tem razão

Reclama-se que tudo se diz nada muda e é tudo em vão.

Reclama-se que a liberdade de expressão é um absoluta

Que repreenderam o madjerman quando chamou Chissano de filho da puta.

Reclama-se que os PAPAS devem casar e fuder

Porque são de carne e osso como um homem qualquer.

(...)

Em suma: é preciso reclamar pois só reclamando evitamos a inércia, a desordem e marchamos rumo a melhoria do estado actual.

Palavras dum pai

Esta narrativa é em torno de um pai sem condições financeiras que durante uma refeição inicia um dramático diálogo com os seus filhos e exprime sua incapacidade em satisfazer as necessidades de sua família.

Este som é bastante comovente e retrata a vida de uma pai (igual a muitos) que estando numa situação de carência monetária, a qual o afunda, arrasta os seus filhos fazendo-os vítimas desta infelicidade.

Os filhos, descritos como incompreensíveis, não aceitam este pai pelo facto deste ser o que é: um falido.

Apesar de honesto, crente em Deus é mais um frustrado que anda por ai na cidade que tenta formar uma família nobre com base nas leis de Cristo. Este mesmo pai, ainda no referido diálogo, lamenta ver os aniversários dos filhos passarem como se de uma data qualquer se tratasse, lamenta ver os filhos adoecerem sem no entanto ter algum no bolso para lhes propiciar o melhor atendimento hospitalar, que neste país são sem dúvidas as clínicas especiais. Socorre-se contraindo dívidas, passa noites em claro e finalmente anseia que os filhos dêem aos seus netos tudo aquilo que ele não conseguiu dar aos seus filhos sem contudo esperar perdão por parte destes, pois nem ele mesmo se perdoa.

Para ser mais preciso eu diria que é a história de um pai fracassado que se sente culpado por trazer ao mundo seres que hoje pagam, junto consigo, a sua factura pesada de não ter condições mínimas de subsistência.

Não falarei muito desde som, não pretendo tirar a originalidade e o sentido dramaturgo do Yazalde-Yazalde.

Portanto:

(...)

Sou um simples trabalhador,

Filhos eu ganho mal

Para trazer (...) imagine o que tenho que passar

Tenho um patrão tuga que me chama de caralho

me dá até bofetada

(...)

Sou o tal preto de merda, o foda-se o filho da puta

Sem direito a razão, o tal de ideias astutas.

Se eu me queixar: bye bye meu emprego

Ele me trata mal mas é quem me enche o estômago.

Minha razão são vocês,

Minha esperança são vocês

Se não fosse por vocês eu não voltava para lá.

Me dói quando vocês dizem: eu não como este prato

Eu não como esta merda é para porco, esta merda é para ratos.

É o melhor que eu posso dar

É o melhor do vosso pai

Eu sei muito bem que os outros pais dão muito mais

É triste para mim não ser o melhor exemplo

São palavras de um pai pobre, filhos eu lamento.

O som, com a participação do Leo no coro deu-me um valente soco no estômago e pôs em causa o meu estado emocional.

Tudo se vende, Tudo se compra e Tudo vai com o tempo

Este é o som que dá título ao álbum. O tema denuncia o conteúdo geral da música mas de forma alguma anuncia as temáticas aqui abordadas pois o seu sentido alastra-se sobre diferentes pontos de ordem social.

Pode-se dizer que este som é, literalmente a caracterização daquilo que é o ser humano: um predador que desconhece a sua própria carne (pode comer a si mesmo).

Não gostaria que o ouvinte percebesse o Tudo se vende, Tudo se compra como uma troca directa entre o tudo que desejamos e dinheiro. Para perceber exactamente o sentido desta música para encarar o seguinte: tudo se troca desde que as partes envolvidas estejam em harmonia de interesses. Suponho, agora não totalmente fora do contexto da música, que podemos comprar um bem estar apenas com o nosso silêncio ou nossa submissão ou ainda uma cultura de deixa acontecer, se assim está eu sigo a risca desde que viva sem sofrimento.

Voltando a música. Cada um de nós cria a sua forma de agir para existir mas apesar desta individualidade o que nos iguala é que todos temos a mesma finalidade: atingirmos o nosso bem estar nem que para isso tenhamos que por em causa as ditaduras do tempo, que não passam de armaduras para nos prender e nos pôr em concordância e superficial harmonia como homens, nem que para isso tenhamos que por em causa a constituição espiritual (a moral), nem que para isso tenhamos que por em causa a constituição legislativa (as leis). Dai que tudo podemos vender. Para este efeito é só encontrar a pessoa que está disposta a pagar o preço. Nisto eu faço uma ponte com o tema 11 que tem a participação de Demo e Brotha Cycle intitulada Tudo vai com o Tempo: O que sou hoje ou o que digo hoje, posso já não ser amanha e contradizer amanha respectivamente. Logo o som de cera forma silenciosamente pode desencorajar indivíduos que se assumem como fixos e invariáveis.

Cada passo no seu tempo

Cada frase no seu tempo

TUDO VAI COM O TEMPO

Cada crença no seu tempo

Cada plano no seu tempo

Cada lei no seu tempo

TUDO VAI COM O TEMPO

O homem não só vende a si mesmo quando desgasta o ambiente bem como vende todos seus princípios, todos princípios (crenças e leis) que ele elegeu para regular sua vida. Ora bem, se estes princípios, sejam universalmente ou localmente lhe estiverem a dificultar o processo para atingir o seu bem estar: eles serão cambiados pelo bem tão desejado:

Tudo tem um preço

Tudo se vende, tudo se compra

Até o respeito, a dignidade e a honra.

e sem me esquecer acrescento

Cada crença no seu tempo

(...)

Cada lei no seu tempo

E quando me refiro que as duas constituições que regem o mundo são negligenciadas, quero dizer, sustentando-me pela música claro, que laços de sangue, amizade, irmandade, a pátria, e consequentemente o futuro claro, e todos alicerces que suportam e abençoam estas relações caem quando pretendemos lograr com sucesso o nossos tentos.

Se vende o futuro para garantir o presente

Os negros nascem endividados já escravo do Ocidente

Gastarão os seus dias a trabalhar para pagar

Um contrato se hostiliza pois não souberam celebrar.

(...)

Tudo dá para um bom negócio

Repara bem a sua volta

Esteja ciente que tudo se vende, tudo se compra

Fuck you Jesus (Foda-se Jesus – numa tradução directa)

Na voz do Y-Not: é a blasfémia né? A mensagem underground.

Antes de falar deste assunto, gostaria de dizer que aqui se trata um puxão de orelha ao Senhor cujo: projecto em fazer o mundo foi um fracasso reconheça e que farto já cansado exige que o mesmo Traga logo o fim do mundo antes que o diabo leve logo uma criança.

Eu não sei se fui burlado pela minha percepção mas julgo que a deixa vai em direcção ao Jesus bíblico. Aquele que miraculosamente veio ao mundo e passado anos aparece gloriosamente superando as tentações mundanas no monte Sinai, depois pregando a ordem para a qual foi incumbindo ( a palavra de Deus) e por morto na cruz como outrora era feito na época a todo e qualquer indivíduo que era tido como contra ordem e progresso do Império Roma.

A tolerância deste já

As coisas sobem me a cabeça

Provocam-me raiva

Sobem-me tanto que se transformam em palavras.

wuaaaa

... eu sempre te respeitei

Amei, louvei e te dediquei.

Eu sou um bicho homem feito de carne e não de ferro

Algo me aperta os meus tomates em vez de sorriso eu dou um berro

wayaouu

Os ímpios crescem, os bons decrescem

Os maus triunfam, os bons tropeçam

Os que seguem a tua doutrina mais pobres se tornam

Pedimos a tua mão, secamos a vida toda

Enquanto o diabo nos estende a mão e nos dá o mundo na nossa palma.

E com lógica diante dá história bíblica que afirma que somos produtos de deus e que nossos destinos já estão delimitados, nossos passos já traçados e que se assim é nossas falhas e acertos não dependem de nós. Não dependem de nós porque já esta traçado, apenas viemos para as efectivar argumenta:

O mundo é cruel

Tu sabes quem fabricou

Não se condena com cada peça

Condena-se quem fabricou.

Eu sou ma dessas peças que hoje mal funciona

Escuta esse refrão:

ESCUTA ESSE REFRÃO:

Fuck you

Fack you Jesus

Fuck you

Fack you Jesus ...

Acima implicitamente afirma: Se eu sou a Criação, e estou torto porque culpar a mim (que sou vítima da má produção) e inocentar o Criador?

No final do som desabafa que:

As vezes eu tenho dúvidas as vezes consigo crer. Mas directa ou indirectamente todo mundo em Deus crê. Mas nem por isso eu vou tirar o meu refrão:

Fuck you Jesus

Fuck you Jesus ...

Muzika Moderna

... toca os filhos da puta cantam

As putas dançam

E os parvos compram.

Efectivamente é este cenário que define a música moderna que não necessita de inspiração nem sentido para ganhar galardões e ser consagrada como conjunto de sons com harmonia que logo se rotula como música. Mas agradecia ao leitor que não limitasse a imaginação no termo moderno que pode parecer algo que surgiu apenas nos tempos presentes nem tão pouco julgar que música moderna que aqui se trata é efectivamente as que surgiram recentemente pois o sentido moderno é apenas aquilo que está na moda e moda da sua definição clássica é o evento que mais se repete num determinado tempo e espaço. O desabafo é direccionado a ausência de letras que tenham além de sentimento, alguma conteúdo e que respeite o tempo de canto. E por fim, total rejeição se ela é validada pela midia, apreciada e valorizá-la por ser a que mais vende.

Estas merda de músicas modernas niggas não percebem

É por isso que meu disco vende mais vezes.

Não entendem pautas e tons musicais

Se estou fora do compasso, nigga é meu style.

As editoras pagam salários pela venda do meu LP

Eu toco no Verão amarelo agora sou VIP.

(...)

A musica ta a tocar

Os parvos estão lá na Conga a comprar a cantar.

É a mais fácil de fazer

É a que mais consegue bater

To em todo lugar

Em toda Top 10.

Eu me inspiro em Duas Caras o país da marrabenta

Agora me inspiro em Duas Cabras o marrabanteiro da Xtaca.

Eu me inspiro em MC Roger e Oliver Style, Bang, o Digital

E a puta do Bling.

Adoro o Fil Baybe e o magnifico OKV

Marrabenteiras da Dinastia U Uii.

Sou capa de revista e anuncio de jornal

Como MC Roger eu passo clipe lá no telejornal

E daqui a instrumental muda, o sentido da letra torna-se uma reprovação de todo o sentido musical que é comercializada pelas editoras e enaltecida e glorificada pela midia que condiciona os ouvintes, e estes com habitos de rebanho são arrastados como um barco que sem leme só tem que obedecer o vento. Portanto, não tem uma identidade musical, ingerem o que esses fazedores da música moderna vomitam, as editoras recolhem e cozinham e os mídias servem: bom apetite. E ainda, na voz do Xigono, que é quem faz esta última parte, se invoca profundamente a essência da música e acima de tudo a arte de o bem fazer.

O camponês

Na nota introdutória eu já tinha feito menção a este som. Acrescentarei apenas que na se enaltece a importância do camponês que desvalorizado apesar de ter contribuído para sustentar todos homens que lutaram pela pátria para a sua libertação do domino colonial. Apesar de reconhecer sua ignorância diante do mundo evoluído, sabe afirmar que cada profissão tem sua importância e que não está contra a evolução das coisas e sim contra a desvalorização.

É a dor do camponês que não é dado importância numa sociedade como a nossa, sem indústrias, sem tecnologias.

Nem Deus me pode julgar

Neste som, os satanas quiseram se expressar e chamaram o Yazalde-Yalzalde e o usaram como via para dizer tudo que lhes corria a veia. Reuniram uma resma de vocábulos para manifestar o seu esgotamento em relação a arrogância de uns que por estarem em certas posições tornam-se intocáveis e consequentemente julgam os outros exigindo-os perfeição inventando normas para regrar a todos pese embora o facto de nem todos serem abrangidos por tais ditaduras sustenta.

Eu sou um fora da lei

To farto desta lei

Cansei de ser fudido e agora decidi foder.

Eu pedi de tudo para Papa João Paulo II fazer update dos 10 mandamentos

Isso é do tempo de Abrrão

Isso não é para nossos tempos.

Como o filho da puta do Bush não ratifica a convenção de genebra

Ninguém me pode julgar

Vão todos a merda.

Mbolo ya maku nhakongo (...)

Novamente traz para mais um som do álbum a questão de sempre: de quem é a culpa de todo fracasso humano, de todos nossos erros, de toda nossa fraqueza: do Criador ou da Criação:

Erro de projecto

Ou erro de fabrico

E não dependendo da resposta dada como eu já havia dito, ele age educadamente sem educação e diz: Com todo respeito vai aqui o meu especial komgo wa maku.

Reiterando que já mandou um fuck para Jesus e manda neste manda as sobras para o Maomé. Assume que o homem é um ser astuto que só pensa nas garantias e Jesus não foge a linha:

Como aguentar firme diante de chutes e ponta pés?

Jesus aguentou porque sabia que haveria de ressuscitar depois de três dias

Tinha garantias

O gajo entregou-se a morte porque sabia o que ganharia

Hahahaaaa...

Cada um com o seu objectivo (...)

EXTRA:

Matemática outra vez:

Para a terceira faixa foi convidado um MC a participar. E já que é um MC porque não acrescentar o número 1 em frente do número três. E o que acontece? Caímos na faixa número 13. E é esse mesmo número que o mesmo MC faz parte. Hum! Conscidência?

Notas da In. In, Incoerência

Se ele argumenta que: O cúmulo da burrice é o mesmo erro em diferentes tempos, então a primeira frase do coro da referida música (Ozenguezene I) que é esqueça o que passou torna-se perigoso para quem não quer atingir o cúmulo da burrice. Portanto não dá para esquecer o que passou, caso contrário cais na mesma armadilha. Então o coro a partir daqui passa a ser

Não esqueça o que passou

Para que não possamos cometer o cúmulo da burrice.

Notas Extremamente Pessoais:

1. Dado que tudo se vende e tudo se compra, quanto custa a prisão do nosso Hip-Hop?

- Um patrocínio que irá inviabilizar certo tipo de mensagens por conterem pontos de vista que vão em desacordo com os patrocinadores e ou apresentadores dos nossos programas de Rap que de nacional só tem o nome?

2. Dado que:

Pensamos em andar na hora de tropeçar

Pensamos em subir na hora de cair

Pensamos em vencer na hora de perder

E em viver na hora de morrer.

Minha dúvida é:

Qual é a hora para perder

Qual é a hora para cair

Qual é a hora para tropeçar

Qual é a hora para morrer?

Tudo isto atendendo em consideração que o homem é um animal com instinto de dominar, vencer, e sempre luta para viver.

Concluo com uma passagem extraída das notas de agradecimento:

Agradeço

Antecipadamente a todos que, de maneira alguma, se sentiram insultados e magoados por qualquer um versículo recitado aqui este álbum que é um dos primeiros símbolos de unidade nacional na comunidade Hip-Hop em Moçambique.

Tudo se vende, tudo se compra

1- Intro (com Manglongondingo)

Prod. Wakkas e Didinho

2 – Ozenguezene I

Prod. Drifa

3 – D.E.U.S (com Náuses e Máscara Negra)

Prod. Brotha Cycle

4 – O Mundo reclama de Tudo

Prod. Mak da Produça

5 – Vai não vai (Ozenguezene II) (com Flash Encyclopédia)

Pro. Brotha Cycle

6 – Palavras dum pai (com Leo)

Prod. Drifa

7 – Quem me enfiou o Supositório? (com Xigono)

8 – Direitos & Obrigações

Prod. Drifa e Yazalde-yazalde

9 – Tudo se Vende, Tudo se compra (com Drifa e Deusa Poética)

Prod. Mak da Produça

10 – Fuck you Jesus

Prod. Brotha Cycle

11 – Tudo vai com o Tempo (com Demo e Brotha Cycle)

Prod. Mak da Produça

12 – Mais um dia de Vida

Prod. Megga Base

13 – Múzica Moderna (com Xigono)

Prod. No Blast (pt.1) P Underground (Pt.2)

14 - O Camponês (com Leo)

Prod. Leo

Co-prod. Yazalde-yazalde

15 – Nem Deus me pode Julgar

Prod. No Blast

16 – Vai não vai (Ozenguezene II) – Remix (com Flash Encyclopédia, Coldman, Drifa, Brother Cycle e Escudo)

Prod. Brother Cycle

Beat Masters Studios e Cotonet

2007 TODOS DIREITOS RESERVADOS NÁUSEAS



Texto de So.mente


Foto extraida no http://makdap.blogspot.com

Sem comentários: