Mario Puzo (15 de outubro, 1920 – 2 de julho, 1999) foi um escritor estadunidense conhecido pelo seus livros de ficção acerca da máfia.
Mario Puzo nasceu numa família de imigrantes sicilianos que moravam em Hell´s Kitchen, um bairro de Nova Iorque. Muitos de seus livros descrevem a herança siciliana. Ele entrou na força aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi mandado para a Ásia e Alemanha. Seu primeiro livro, The Dark Arena, foi publicado em 1955.
O seu mais famoso trabalho, The Godfather ( O Padrinho), foi publicado em 1969, depois que Puzo ouviu sobre a máfia enquanto trabalhava como jornalista.
O Padrinho foi depois adaptado para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola, numa série de três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, que fizeram imenso sucesso, ganhando diversos Oscar. Os dois primeiros filmes são considerados por muitos críticos de cinema como os maiores de todos os tempos. Puzo ajudou a escrever o roteiro destes filmes, e também se envolveu com outros dois filmes, Earthquake e Superman: The Movie
obras de Puzo:
The Godfather
The Last Don
The Fortunate Piligrin
The Dark Arena
OmertaThe Sicilian
The Family
Fools Die
Sem comentários:
Enviar um comentário