segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mario Puzo


Mario Puzo (15 de outubro, 19202 de julho, 1999) foi um escritor estadunidense conhecido pelo seus livros de ficção acerca da máfia.

Mario Puzo nasceu numa família de imigrantes sicilianos que moravam em Hell´s Kitchen, um bairro de Nova Iorque. Muitos de seus livros descrevem a herança siciliana. Ele entrou na força aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi mandado para a Ásia e Alemanha. Seu primeiro livro, The Dark Arena, foi publicado em 1955.

O seu mais famoso trabalho, The Godfather ( O Padrinho), foi publicado em 1969, depois que Puzo ouviu sobre a máfia enquanto trabalhava como jornalista.

O Padrinho foi depois adaptado para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola, numa série de três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, que fizeram imenso sucesso, ganhando diversos Oscar. Os dois primeiros filmes são considerados por muitos críticos de cinema como os maiores de todos os tempos. Puzo ajudou a escrever o roteiro destes filmes, e também se envolveu com outros dois filmes, Earthquake e Superman: The Movie

obras de Puzo:

The Godfather

The Last Don

The Fortunate Piligrin

The Dark Arena

Omerta

The Sicilian

The Family

Fools Die

Sem comentários: